LH Zanini Tinto 2014
Este envolvente vinho de appassimento é resultado do corte de uvas passificadas Tannat, Teroldego, Ancellotta e outras castas em menor quantidade. Este ícone da Vallontano, é assinado pelo poeta vinhateiro Luís Henrique Zanini em uma quantidade limitadíssima de 3.500 garrafas numeradas.
Este é um vinho artístico, concebido a partir da manifestação típica da uva aqui utilizada, suas adaptações, suas nuances, suas derivações. É um vinho autoral na essência, artesanal no método, mas também contemplativo na experiência. É a exteriorização máxima de um ciclo. É a expressão da terra através da mistura única destas uvas. Este vinho nasceu da junção terra-homem-vinha. É fruto do trabalho contínuo, de décadas de observações e de entendimentos da natureza e da singular excepcionalidade de cada vindima.
Seu rótulo é uma homenagem ao cartunista belga Maurice Rosy que em 2007 presenteou nosso enólogo Luís Henrique Zanini com uma obra criada especialmente para ele. Radicado em Paris, Rosy foi autor de centenas de obras clássicas do cartoon francês e sua obra já foi traduzida para dezenas de países. Em sua passagem pela França em 2007, Zanini conheceu Maurice e se tornaram amigos.
Descrição Organoléptica:
Cor vivaz e intensa, com aromas finos remetendo aos aromas típicos do processo de
apassimento, como frutas maduras e compotas. Também são perceptíveis os aromas
típicos provenientes da maturação em carvalho, como algumas especiarias.
Em boca, tem um grande corpo, é potente e estruturado, longo mas com uma adorável
acidez. Confere-se a este vinho certa mineralidade proveniente de nossos solos
basálticos.
Ancellotta - 30% Tannat – 30% Teroldego – 30% Alicante Bouschet – 5% Tempranillo – 5% Zona vitícola: As uvas foram predominantemente provenientes de vinhedos localizados no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Idade das Vinhas: entre 15 e 40 anos. Forma de condução: espaldeira
Apassimento: de 30 a 45 dias em caixas de madeira com temperatura controlada. Vinificação: As uvas são vinificadas separadamente; depois de desengaçadas, são maceradas a uma temperatura de 10°C por cinco dias, e sucessiva fermentação. Este vinho matura por 24 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso, médio tostado, de 500 litros. Depois afinado em garrafa por 10 meses. Este vinho foi estabilizado naturalmente e não foi filtrado.
16 a 18°C
Carnes vermelhas ou de caça, churrasco, queijos fortes, massas e risotos a base de carne.
13,6%vol