Vinícola do Vale dos Vinhedos se associa a programa de compensação ambiental

Para onde vão os resíduos sólidos que produzimos? Para onde vão as embalagens dos produtos que tanto nos preocupamos em criar? Tem como diminuir o impacto ambiental de algo que fizemos com tanto carinho e cuidado? Tem. Tem sim.

 Esta certeza foi o que motivou a Vallontano Vinhos a se associar à eureciclo, maior certificadora de logística reversa do Brasil. E como parte do acordo a vinícola compensa ambientalmente cerca de metade dos resíduos que produz – basicamente vidro e papelão.

        “Temos e sempre tivemos preocupação com o meio-ambiente, isso é uma condição básica para o nosso trabalho. Procuramos sempre alternativas que impactem o menos possível a natureza” pondera Luís Henrique Zanini, enólogo da Vallontano. Um exemplo dessa preocupação foi a escolha de garrafas eco projetadas, mais leves, com impactos ambientais reduzidos na produção e no transporte, para o lançamento do vinho tinto de corte Indra, e que também serão usadas em próximos engarrafamentos. “Essas atitudes sempre fizeram parte da filosofia da Vallontano”, aponta Zanini. “Era apenas uma questão de encontrar o parceiro adequado”.

E o encontro se deu com a eureciclo, que hoje tem cerca de 4,5 mil marcas parceiras espalhadas pelo país e que em pouco mais de 4 anos de existência já compensou aproximadamente 320 mil toneladas de resíduos pós-consumo, remunerando os operadores de coleta e triagem pelos serviços ambientais prestados.

Para se ter uma ideia, dados de 2019 do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis contabilizam que cerca de 800 mil profissionais em atividade no Brasil são responsáveis por 90% da coleta de todos os resíduos produzidos no país. As estimativas mostram que o número de pessoas que vivem desse trabalho varia de 300 mil a 1 milhão.

 Assim, este tipo de iniciativa gera um impacto social e ambiental positivo. “As pessoas estão cada dia mais preocupadas em consumir de forma consciente, com menor impacto na natureza, por isso as marcas também precisam estar engajadas, se responsabilizando pela mitigação deste impacto”, explica Ana Paula Valduga, diretora de marketing da Vallontano. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece como meta a destinação correta de pelo menos 22% das embalagens inseridas no mercado pelas indústrias brasileiras e a compensação ambiental hoje é a melhor forma de se fazer isso em um país de dimensões continentais como o Brasil”, complementa.

 

Sobre logística reversa praticada pela eureciclo

Dado que as embalagens após o uso pelo consumidor têm um destino difuso, ainda mais em um país de dimensões continentais, a compensação ambiental é considerada uma forma mais viável técnica e economicamente para cumprir com a logística reversa desses resíduos.

 Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo, remuneram os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal: é um mecanismo financeiro que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferece sustentabilidade financeira para o setor.

Hoje, a eureciclo impacta cerca de 17 mil vidas, levando melhoria de renda e de condições de trabalho para pessoas que atuam em operadores homologados em seu sistema e suas famílias.


E este novo passo no caminho à sustentabilidade foi notícia! Confira nos links abaixo:

Destaque na revista Prazeres da Mesahttps://www.prazeresdamesa.com.br/destaque-principal/vallontano-a-primeira-a-usar-o-selo-eureciclo/

Coluna Gisele Loeblein no Zero Horahttps://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/gisele-loeblein/noticia/2021/12/o-que-quer-dizer-o-selo-que-passa-a-estampar-rotulos-de-vinicola-do-vale-dos-vinhedos-ckxgm275j005l015p7nv51y5d.html

Destaque no Agrolinkhttps://www.agrolink.com.br/noticias/vinicola-do-rs-consegue-o-1--selo-eureciclo-do-estado_460183.html

Nota do jornalista Felipe Vieirahttps://felipevieira.com.br/site/detalhes-noticia/?id=211879